Com investimentos em equipamentos que ultrapassam mais de R$ 1 milhão, o Esquadrão Antibomba, da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), está pronto para atuar na Copa do Mundo. A tecnologia adquirida – dois robôs, Raios-X, dois braços robóticos e quatro vestimentas antibomba – vai permitir o reforço da segurança dos agentes da força de elite especializada da Polícia Civil. Todo o aparato tecnológico, que inclui o que já era usado anteriormente, servirá também para as Olimpíadas de 2016.
Uma das novidades que serão usadas na competição internacional, que começa no dia 12 de junho, será o IRobot, cuja principal tarefa é a de remover artefatos suspeitos. O robô, de origem norte-americana, é uma das apostas do Esquadrão para dar mais segurança à população e aos visitantes nacionais e estrangeiros. O equipamento, que pode alcançar até 100 metros de distância, é manuseado por controle remoto.
De acordo com o comissário de Polícia e chefe do Esquadrão Antibomba, João Valdemar dos Santos, os cerca de 40 agentes da força especial vão atuar em pontos estratégicos como aeroportos, centros de treinamento de seleções, locais de hospedagem das delegações e no Maracanã. O estádio abrigará uma base avançada do Esquadrão, com todos os equipamentos e tecnologias necessárias para atuação. Segundo o chefe do Antibomba, também serão realizadas varreduras no campo, arquibancadas, banheiros e demais setores do Maracanã antes de cada jogo com o apoio da Polícia Federal.
“Além disso, uma equipe do Esquadrão Antibomba da Core e outra da Polícia Federal ficarão no estádio de prontidão para atuar, caso seja necessário”, explicou o chefe do Esquadrão.
Além das modernas ferramentas de trabalho adquiridas com o apoio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, foram realizadas capacitações com os agentes.
Atendimento para turistas
A Polícia Civil atuará ainda com um posto avançado da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo no Aeroporto Santos Dumont e reforçará seu efetivo na Delegacia do Aeroporto Internacional. A corporação também instalará uma unidade de Polícia Judiciária na Cidade da Polícia, exclusivamente para atender ocorrências que envolvam grande número de pessoas, além de um Núcleo de Atendimento aos Turistas Estrangeiros nas delegacias de áreas de interesse do evento, com 156 policiais proficientes em línguas estrangeiras.
PM reforça policiamento em pontos turísticos
Durante a Copa do Mundo, a Polícia Militar vai contar com efetivo de 2.372 policiais. O Rio de Janeiro vai receber ainda o reforço de dois mil homens dos Batalhões de Campanha, formados a partir do adiamento de férias, na área externa do Maracanã e em locais turísticos. Caso seja necessário, outros 2.580 militares poderão ser convocados nos dias de jogos da competição internacional.
Governo do Rio