A Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá (ACIJA) marcou presença na 2ª Conferência Brasileira de Saúde Inclusiva, realizada no final de dezembro, no Ministério do Trabalho, no Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para discutir temas como saúde, ergonomia, acessibilidade, legislação, empregabilidade e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
O diretor de recursos humanos, inclusão e diversidade da ACIJA, Antoniel Bastos, foi um dos participantes da conferência, que contou com palestras de renomados profissionais da área, como Rafael Faria Giguer, auditor-fiscal do trabalho e coordenador nacional do projeto de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho; Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela, médica e auditora-fiscal do trabalho; e Marco Gama, diretor de ergonomia do Instituto Rede Incluir, fisioterapeuta perito, ergonomista perito e docente da Faculdade Bezerra de Araújo.
Segundo Bastos, a conferência foi uma oportunidade única para conhecer mais sobre as boas práticas e os desafios da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, bem como para trocar experiências e ampliar a rede de contatos. “A ACIJA tem como um de seus valores a promoção da diversidade e da inclusão em todos os seus âmbitos de atuação, e por isso apoiamos e participamos de iniciativas como essa, que contribuem para a conscientização e a capacitação dos nossos associados e da sociedade em geral”, afirmou.
Em 2024, a ACIJA pretende realizar um evento em Jacarepaguá com as empresas associadas para abordar o tema da saúde inclusiva, gestão de pessoas, contratação da pessoa com deficiência e estimular a contratação de pessoas com deficiência. Para saber mais sobre esse e outros projetos da ACIJA, fique atento às nossas redes sociais e participe desse movimento pela inclusão.
A ACIJA desempenha um papel crucial na promoção do associativismo em nossa região. Como uma entidade que reúne empresários e empreendedores locais.