Reunião Segurança PAM/ACIJA Novembro 2019

Públicado em: 26 de Novembro de 2019 / Terça-Feira. Nº de Visualizações: 334

No dia 21 de novembro, foi realizada nas dependências do Hotel Hilton, mais uma das reuniões mensais do Grupo PAM/ACIJA (Plano de Auxílio Mútuo).

Na ocasião, os presentes foram recepcionados em pelo Sr. Claudio Rocha, representando o Hotel Hilton e sua diretoria. Apresentou um filme e fleches das instalações do Hotel com riqueza de imagens e comentários pessoais, atualizando os presentes com informações sobre os recursos que as belíssimas instalações proporcionam aos hospedes e frequentadores.

Dentre os comentários pessoais do Sr. Claudio, destacamos o de que: O Hilton Hotels & Resorts destaca-se como líder global de estilo e inovação em hotelaria. Com mais de 92 anos de experiência, sendo sinônimo de hotel pela  abordagem inovadora em produtos, comodidades e serviço com design inteligente, conceitos inovadores de restaurante, hospitalidade autêntica e compromisso com a comunidade global.

O presidente da ACIJA, Sr. Luis Alexandre Igayara iniciou a reunião nominando as autoridades presentes e agradecendo o comparecimento sempre assíduo das mesmas.  Agradeceu aos empresários e empresas que apoiam e prestigiam a Acija e em especial no momento o Grupo do PAM, não deixando de reafirmar a importância cada vez maior que este Grupo vem consolidando na questão da melhor segurança e qualidade de vida de Jacarepaguá. Agradeceu o acolhimento  da reunião em curso pelo  Hotel Hilton, através do Sr. Claudio Rocha. Destacou ainda a importância do Grupo Carvalho Hosken, construtor e proprietário do Hotel Hilton, sendo a construtora responsável pelas maiores obras mobiliárias da Cidade do Rio de Janeiro, citando em destaque a “Cidade Península” e “Cidade Ilha Pura”.

Em seguida passou à abordar o assunto de segurança pública e as ações em curso visando melhorá-la, como segue:

  1. Ocupações irregulares da Avenida Comandante Guaranys - No que se refere as ocupações na Avenida e adjacências, relatou sobre uma reunião ocorrida em 28/10/2019, às 20:00 horas, entre, o Prefeito Marcelo Crivella, autoridades da prefeitura, presidentes das associações industriais e comerciais da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes mais diversos empresários das regiões citadas também presentes. No curso da reunião, tendo sido o problema da Av. Comandante Guaranys explicitado presidente da Acija, o assunto tomou corpo no grupo com adesão ampla dos presentes, ficando patente a necessidade de se reverter o quadro que a cada dia se agrava. Para tanto, ao final da reunião, o prefeito reuniu o presidente da Acija, o Superintendente da Barra e o Secretário de Ordem Pública, determinando que os executivos da prefeitura marcassem uma reunião com o presidente da Acija para tratar de soluções possíveis para o caso. Alexandre informou que a reunião já ocorreu na semana seguinte, tendo sido definido como principais ações imediatas, o levantamento por parte da prefeitura de toda a situação dos invasores visando traçar a forma de abordar o problema com vistas a melhor solução e também a ação da Acija ingressando como Terceira Interessada na Ação Civil Pública, buscando solução rápida da mesma, dando titularidade da área ao Município do RJ, possibilitando com isto a ação por parte do Município.
  2. Projeto “Rio+Seguro” da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Neste tema, o presidente relatou que: no mesmo dia 28/10/2019 às 14:00 horas, na cede da Acija, o Secretário de Ordem Publica, Sr. Gutemberg da Fonseca, juntamente com seus assessores, levou a proposta do Rio+Seguro para Jacarepaguá em sua totalidade, podendo ser implementado em módulos de sub-bairros. Este projeto, de autoria do Município do Rio de Janeiro, agrega muitos atributos por ter a maior possibilidade da ação conjunta dos órgãos da prefeitura na estrutura do projeto. Alexandre disse ver como uma excelente saída para o aumento da segurança em geral a implementação do programa, melhorando significativamente o comércio em geral e a tranquilidade de ir e vir necessária a todos e em particular para os colaboradores e operação em geral das indústrias. Contudo, a grande dificuldade é a arrecadação da verba necessária ao custeio do projeto em todo Jacarepaguá, que monta 1,6 milhões de reais por mês, sendo a folha de pagamento dos policiais envolvidos o maior custo. Dentro disso, buscando com o prefeito auxílio, na reunião das 20:00 horas, recebeu do mesmo a promessa de custeio da metade do orçamento de um módulo inicial, cabendo 150 mil à prefeitura e 150 mil para os empresários. Isto por si só já representou um avanço extraordinário no sentido de viabilizar a implantação de um módulo inicial. Contudo, o presidente Alexandre em continuidade relatou que recebeu do Secretário de Ordem Publica, Sr. Gutemberg da Fonseca, no último dia 19/11/2019, a notícia de que a Prefeitura do Rio de Janeiro irá bancar toda a despesa de folha do projeto, com implantação e início de operação já agora nos primeiros dias de janeiro de 2020, implementando o primeiro módulo e na sequência os demais. Alexandre deu a notícia de forma eufórica, afirmando que Jacarepaguá não poderá deixar passar esta oportunidade, que os empresários terão apenas que colaborar com alguns equipamentos necessários, a saber: coletes, quepes, veículos tais como alguns automóveis, motos, bicicletas e etc. Que dentro em breve será anunciado pelo Secretário Gutemberg à imprensa, a parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Acija,  com lançamento oficial do programa “Rio+Seguro” a ser implantado em Jacarepaguá. 

Após os comunicados, Alexandre passou a condução da reunião para o Vice-presidente, Sr. Edison Parente, que por sua vez passou a palavra sequencialmente para as autoridades policiais presentes, Comandante do 18º e Delegados, relatando os mesmos a situação da segurança, as dificuldades e soluções adotadas para Jacarepaguá.

No encontro, foram tratados  assuntos relacionados a segurança e infraestrutura da região, com algumas solicitações direcionadas à Superintendência de Jacarepaguá,  representada na reunião pelo Sr. Irving Trisuzzi, a quem a ACIJA agradece todo o apoio prestado.

Presente como autoridades estavam: o Delegado Dr. Gustavo Rodrigues Ribeiro da 41ª DP, Delegada Dra Carolina Salomão da 32ª DP, Ten Cel. Leonardo Ribeiro de Oliveira na condição de Comandante do 18º BPM com o Capitão Lúcio Costa Caldas também do 18° BPM e  inspetor Marcos José da Silva da DEAM. Também presente a Sra Tânia Mondengo da Cedae.

Por parte das empresas presentes, representantes da:  Coca-cola, Rica, Carvalho Hosken, P&G, Farmanguinhos, GB Armazéns, Merck Laboratórios do Brasil, Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos, TV Globo, Glaxosmithkline, Shopping Metropolitano e ASCIJA.

 

 

Compartilhe essa página:

Deixe seu comentário:




Telefone: 21 2445-4474

Estrada do Gabinal, 313 Loja 270A Rio Shopping Jacarepaguá
22760-151 Rio de Janeiro

Acesso rápido

Anuncie na revista acija
ACIJA © - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Iluminer Desenvolvimentos