Texto da Acija - Secretária de Governo e Acija procuram viabilizar parceria para implantação da Operação Sociedade Segura.

Públicado em: 10 de Janeiro de 2019 / Quinta-Feira. Nº de Visualizações: 355

O  Exmo. Sr. Gutemberg de Paula Fonseca, Secretário de Governo, reuniu-se com a diretoria da ACIJA  na última terça-feira (8/1) para tratar de projeto em reforço à Segurança Publica. Levou em sua equipe os Srs(a): Marcos Aurélio Paes  (Chefe de Gabinete); Carlos Eduardo S. Falconi  (Superintendente dos Programas da SEGOV); Paulo Henrique Costa Nhary  (Coordenador  de Segurança Presente); Bruno Sasson (Câmara Metropolitana); Marcio Erik Rodrigues Silva (Assessor Especial); Paulo Cesar Duarte Oliveira (Assessor - Sup. de Informação e Projetos Especiais); Rosanna Izabel Ainsworth Lopes  (Coord. da Barreira Fiscal); Delegada Verônica Stiepanowez de Oliveira( Coord. da Lei Seca).

O Secretário foi recebido calorosamente pelo presidente da associação, Sr. Luis Alexandre Igayara, e  membros da diretoria. Após as devidas boas vindas e troca de informações de uma forma geral, em relação as ações do novo governo, entrou-se no assunto principal que foi a apresentação do projeto “Segurança Presente”.

O projeto “Segurança Presente” foi pioneiro em 2014 na região da Lapa, mudando drasticamente a segurança pública neste local, trazendo os índices de criminalidade para níveis próximos de zero, revitalizando o comércio de rua e a vida noturna que ameaçava extinção na famosa Região da Lapa. Na sequência, o projeto foi expandido e  implantado também com muito sucesso nas regiões do Centro da Cidade, no Flamengo, na Lagoa, no Lebron, em Botafogo e no Méier.  

O projeto baseia-se  em um reforço no patrulhamento de rua, realizado por agentes da Policiais Militares (PMs) da ativa e da reserva e das Forças Armadas. A ideia é que estes profissionais policiais interajam mais ativamente com a população, comerciantes, transeuntes, integrando-se à vida cotidiana do Bairro, conhecendo as pessoas e abordando de forma constante os indivíduos estranhos ao meio, prestando inclusive assistência social quando for o caso, na medida em que passam a conhecer o dia a dia da localidade com permanência nos horários das 8:00 às 20:00 horas, horário em  que a vida do Bairro se intensifica.  O assistencialismo social contará com o apoio da Prefeitura, tendo os agentes de segurança a missão de aproximar e viabilizar a tarefa.  A despeito dos agentes contarem com carros, motos e bicicletas, a ideia é de que o patrulhamento se intensifique com os deslocamentos a pé, gerando com isto maior contado com as pessoas em geral, resgatando a prática tão eficaz do contado corpo a corpo. Dando apoio a toda a equipe de agentes, que deverá contar no caso de Jacarepaguá com cerca de sessenta homens por turno, estará o Governo do Estado com a coordenadoria do programa “Segurança Presente”.

O Secretário Gutemberg reiterou a sua vontade de: considerando o início de um novo governo, com o projeto totalmente remodelado e ampliado, contando com ações suplementares na área de assistência social, tendo como objetivo garantir a ordem e o consequente aumento da segurança pública; ver frutificar esta nova etapa do projeto em Jacarepaguá, com a chancela da ACIJA, do Governo do Estado e de quem mais quiser ou vier a contribuir. Dizendo que muito foi motivado pelo apreço que tem por Jacarepaguá, por ter crescido, estudado e constituído muito amigos no Bairro.   

Ao final da reunião, após as apresentações das diversas etapas em material visual projetado (slides), realizada pela equipe dos Srs(a) acima nominados(a), o Secretário Gutemberg relatou a necessidade de se realizar uma parceria pública/privada, visando dar sustentação financeira ao projeto. Deixou a cargo da diretoria da Acija a missão de materializar esta parceria, contando com seus sócios, empresários, comerciantes, prefeitura e demais fontes. O presidente Alexandre Igayara agradeceu a deferência dada pelo Secretário Gutemberg ao Bairro, lembrou da importância que Jacarepaguá tem no contexto da Cidade e mesmo Estado, reunindo muitas indústrias e comércio. Disse ao final, que a ACIJA ira envidar esforços no sentido de obter êxito para a parceria, a despeito da  grande dificuldade financeira atual, fato do conhecimento de todos. O Secretário Gutemberg  colocou a sua equipe a disposição para outra reunião com novos atores a critério da ACIJA.

 

 

Compartilhe essa página:

Deixe seu comentário:




Telefone: 21 2445-4474

Estrada do Gabinal, 313 Loja 270A Rio Shopping Jacarepaguá
22760-151 Rio de Janeiro

Acesso rápido

Anuncie na revista acija
ACIJA © - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Iluminer Desenvolvimentos