Acija recebe empresários e comerciantes de vários segmentos e apresenta projeto que promete revolucionar a segurança em Jacarepaguá.

Públicado em: 19 de Dezembro de 2019 / Quinta-Feira. Nº de Visualizações: 190

A Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá (Acija) realizou nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, café da manhã com empresários e comerciantes de vários segmentos, principalmente os da região da Freguesia. Nele foi apresentado o projeto RIO+SEGURO, a mais nova parceria da Acija com a Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEOP.

O  projeto RIO+SEGURO, é um programa pioneiro da Prefeitura do Rio de Janeiro que associa planejamento na prevenção da ordem urbana e segurança pública. O Programa já  existe em Copacabana, Ilha do Fundão, chega a Freguesia agora em janeiro de 2020 para revolucionar a segurança na região.

A iniciativa prevê uma maior participação da Guarda Municipal e da Policia Militar. A população poderá reclamar de casos de desordem urbana, como ambulantes ilegais, ocupação irregular de calçadas e perturbação do sossego. O morador ou comerciantes poderá denunciar pequenos delitos, como furtos de bolsas, celulares, bicicletas e outros.

O principal diferencial do RIO+SEGURO em relação à operação Segurança Presente é o emprego de tecnologia e inteligência em ações integradas da Guarda Municipal com as forças policiais do Estado para o enfrentamento da desordem urbana e os pequenos delitos.

Também, no RIO+SEGURO, a Guarda Municipal terá uma participação maior e mais ativa do que na operação Segurança Presente. O projeto-piloto do RIO+SEGURO vai aumentar a segurança em Jacarepaguá . Os guardas municipais vão atuar junto com os policiais militares, com a missão de dar apoio às ações de enfrentamento aos crimes cometidos nos bairros onde o RIO+SEGURO será implementado.

Por sua vez, o Segurança Presente tem foco apenas nos casos criminais. Já o RIO + SEGURO será mais amplo, com envolvimento de outros agentes da Prefeitura do Rio, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, CET-Rio, RioLuz, Riotur e Comlurb.

Maiores informações sobre o projeto pode acessar a página www.maisseguro.rio na internet.