A ACIJA através do Grupo PAM realiza doação de luvas para o serviço de limpeza das Lagoas da Barra da Tijuca.

Públicado em: 20 de Fev de 2019 / Quarta-Feira. Nº de Visualizações: 241

No dia 18/02, foi realizado o VI mutirão SOSLAGOAS, com a ajuda da ACIJA e das empresas que compõem o Grupo PAM, foram doadas luvas para o serviço de limpeza das Lagoas da Barra da Tijuca.

O primeiro mutirão aconteceu em setembro de 2018 e completamos então  6 meses de projeto, por conta da chuva tivemos um numero reduzido de voluntários mas a força, a determinação e o desejo de mudança dos cidadãos presentes estavam em alta e fizeram a diferença por onde passaram

“Unidos vamos salvar as lagoas”. Esse é o lema do SOS Lagoas, projeto que desde setembro realiza ações mensais de limpeza das lagoas e margens que compõem o bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No próximo dia 15, dezembro marca a quarta edição do mutirão de limpeza que reúne artistas, organizações e moradores em prol do meio ambiente.

Mais do que mutirões de limpeza, o SOS Lagoas tem a proposta de ser um espaço de aprendizado e conscientização. Para isso, a sociedade é convidada a participar das ações e levar também as crianças para aprenderem a importância da natureza com essa experiência. Nesta quarta edição, o foco da limpeza será o Canal Marapendi, na altura do Posto 5 da Barra da Tijuca. O ponto de encontro será a Avenida Dulcídio Cardoso, às 10h da manhã, atrás do Condomínio Aldeia do Mar. A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente estará presente na ação com o Centro de Educação Ambiental de Marapendi e a campanha “Não alimente o jacaré”; uma forma de ensinar aos moradores sobre os animais que vivem nas lagoas e como conviver com eles.

A Barra da Tijuca é um dos bairros do Rio de Janeiro que mais cresceram nos anos 2000. Fundado em 1981, tinha cerca de 24 mil habitantes e em 2010 esse número ultrapassa 135 mil moradores. Isso porque a região, banhada pela Praia da Tijuca, diversas lagoas e muito verde, tem terrenos suficientes para diversos empreendimentos imobiliários. Tamanho desenvolvimento, portanto, são uma constante ameaça ao bioma local e ações de preservação e limpeza são de extrema importância para manter viva a fauna e flora e educar os novos moradores que cada dia a mais chegam no bairro.

O SOS Lagoas é um dos projetos que atuam no bairro e compartilham dessa missão. Na terceira ação do projeto, 35 voluntários retiraram 50 sacos cheio de lixo do Canal de Marapendi, enviados para reciclagem através da empresa Minha Coleta. A van de Educação Ambiental Itinerante, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também esteve presente com material didático especial para o público infantil. Por isso, participe e não deixe de levar as crianças.